Carl Von Linné

1707-1778

Carl Linné, vulgarmente conhecido por Lineu, foi um notável médico e botânico sueco do século (1707-1778). Classificou uma enorme variedade de seres vivos, sendo frequentemente considerado o pai da taxiconomia moderna.

Carl Linné, conhecido na comunidade científica pela versão latinizada do seu nome, Carolus Linnaeus, é frequentemente apontado como o pai do taxonomia. O seu sistema para nomear, hierarquizar e classificar organismos é ainda hoje, apesar de ter sofrido alterações, largamente utilizado. As suas ideias sobre a classificação dos organismos vivos influenciaram inúmeros biólogos seus contemporâneos e de gerações posteriores, mesmo aqueles cujas raízes filosóficas e teológicas eram opostas às suas. Os seus conhecimentos de botânica revelam a influência de Nehemiah Grew e os de zoologia de John Ray.

Lineu, nasceu em 23 de Maio de 1707, em Stenbrohult, na província de Smaland no sul da Suécia. O seu pai, Nils Ingemarsson Linné, pastor Luterano, era um jardineiro extremamente dedicado ao seu trabalho, tendo Carl demonstrado um amor profundo pelas plantas e um fascínio com os seus nomes desde muito tenra idade. Carl decepcionou os seus pais quando mostrou não ter aptidão nem desejo para exercer actividades eclesiásticas. No entanto, consolou de alguma maneira a família, quando entrou para a universidade de Lund em 1727 para estudar medicina. Um ano mais tarde, transferiu-se para a universidade de Uppsala, a universidade mais prestigiada da Suécia. Entretanto, as suas actividades médicas eram negligenciadas, pois a maioria do tempo de Lineu em Uppsala era gasto a coleccionar e estudar plantas, sua verdadeira paixão.

Nessa época, a botânica fazia parte do curriculum de medicina, pois cada médico tinha que preparar e prescrever drogas derivadas de plantas medicinais. Mesmo trabalhando nesta área, Lineu teve sempre como objectivo desenvolver o seu sistema de classificação de organismos. Classificando as espécies empiricamente, estabeleceu o moderno sistema de nomenclatura binomial (para cada organismo, nome do género e nome da espécie em latim). O seu sistema de nomeação tem origem em Casper Bauhin, mas Lineu deu-lhe uma base teórica, criando o moderno sistema de Reinos, Classes, Géneros e Espécies, substituindo e adaptando o anterior sistema de John Ray.

Sempre com o objectivo de desenvolver o seu sistema de classificação, apesar de se encontrar com grandes dificuldades financeiras, Lineu organizou uma expedição botânica e etnográfica à Lapónia em 1731 e outra à Suécia central em 1734. Foi à Holanda em 1735, terminou rapidamente o seu curso de medicina na universidade de Harderwijk, e matriculou-se na universidade de Leiden para estudos complementares. Nesse mesmo ano publicou a primeira edição do seu sistema de classificação de seres vivos, o Systema Naturae.

Durante estes anos, encontrou-se ou correspondeu-se com os mais afamados botânicos da Europa, continuando sempre a desenvolver o seu esquema da classificação, publicando em 1737 o seu trabalho, Genera Plantarum. De volta à Suécia, em 1738, praticou medicina e ensinou em Estocolmo, antes de lhe ser concedida uma bolsa em Uppsala em 1741, onde restaurou o jardim botânico da universidade, “arrumando” as plantas de acordo com o seu sistema da classificação, inspirando com a sua paixão pela botânica, uma geração de estudantes. Vários estudantes de Lineu acompanharam, como naturalistas o Capitão Cook nas suas viagens, incluindo uma a Botany Bay em 1770. Lineu continuou a rever o seu Systema Naturae, que cresceu de um simples panfleto a um trabalho multivolume, em virtude dos seus conceitos terem sido modificados ao longo do tempo e de lhe terem sido enviados de todo o mundo inúmeros exemplares das mais variadas espécies de animais e plantas. Publicou em 1730 Classes Plantarum, em 1751 Philosophia Botanica, em 1753 Species Plantarum e em 1763 Genera Morborum.

Conseguiu simultaneamente exercer medicina, tendo sido médico de alguns membros da família real sueca. Em 1761 foi distinguido com o título de nobre, transformando-se em Carl Von Linné. No entanto, e apesar de tudo o que conseguiu fazer, os seus derradeiros anos foram marcados pela depressão e pessimismo; morrendo na sequência de uma trombose, em 1778. A Linnaean Society, foi fundada em 1778, com o objectivo de dar continuidade ao seu trabalho.

Uma Curiosidade

Os alunos de Lineu, quando voltavam das aulas de botânica nos jardins da Universidade de Uppsala com o seu Mestre, eram obrigados a gritar “Viva Lineu” quando passavam por ele.

Fonte: http://www.naturalink.pt

Complemente sua leitira baixando ” netbook Noções de Taxonomia e classificação- Introdução à zoologia- Ana Paula Ulian de Araújo e Nelma Regina Segnini Bossolan
Pdf-1.1M.

Livro de parasitologia humana, Neves et al, 11ª ed. pdf 37.7 MB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: