Charles Darwin

Evolução de Darwin

1809-1882

O tão conhecido naturalista nasceu na Inglaterra em 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução. Um dos marcor mais importantes da sua história foi a viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836, na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes.Um exemplo destas observações foi entre emas e avestruzes, espécies que, apesar da semelhança, ocupam regiões geográficas distintas. Os tentilhões de Galápagos, com bicos adaptados aos tipos alimentícios – e tartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no casco característicos para indivíduos de cada ilha – também foram exemplos clássicos quando nos referimos a Darwin. Inclusive estes foram, além de suas leituras, curiosidade e discussões com pesquisadores, definitivos para o insight que teve.
Assim, Darwin teve condições de, por mais de 20 anos, relacionar esses fatos e publicar a teoria.
Esta demora se refere, principalmente, ao fato de que suas descobertas contrariavam o que acreditava-se na época: que espécies eram fixas, ou seja: todas as espécies que Deus criou no início do mundo são as espécies que existem, sem nenhuma a mais ou a menos.

Como quando chegou de viagem já era bastante conhecido, Wallace pediu a ele para que lesse seus manuscritos acerca de uma descoberta que teve. Surpreendentemente, Wallace havia escrito justamente o que Darwin estava há décadas escondendo consigo e, como solução, publicou a teoria em seu nome e de Wallace.
Wallace não achou ruim?
Não, para ele foi uma honra, visto que era um mero trabalhador inglês que admirava a ciência – e Darwin.
No estudo A Origem das Espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes. Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da selecção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Estas ideias revolucionam as concepções biológicas da sua época.

A TEORIA DAS ESPÉCIES

O livro que “abalou o mundo” foi lançado em 1859!
Charles Darwin, no estudo de “A Origem das Espécies”, estabeleceu a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma seleção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência. Ele também formulou a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies derivam umas das outras por evolução. Em virtude da seleção natural, sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Estas idéias revolucionaram o ponto de vista biológico da sua época.
A TEORIA DA EVOLUÇÃO
A teoria da evolução implicava uma transformação tão radical de tudo o que se pensava sobre a origem dos seres vivos, inclusive do homem, que Darwin levou décadas para revelá-la publicamente. E quando, finalmente, o fez, foi duramente criticado. Ainda assim, a teoria não apenas sobreviveu, como se revelou uma das mais importantes jamais elaboradas na biologia.

Teoria da Evoluão
A mesma teoria norteia os modernos estudos que levaram à elaboração do mapa genético do homem e serve de base aos argumentos dos biólogos do comportamento.
Darwin e sua influência hoje em dia

A teoria de Darwin, ou teoria da seleção natural, trouxe ao mundo a explicação de tanta mudança e evolução no planeta. Graças às descobertas de Darwin, hoje sabemos que somente os mais aptos e fortes sobrevivem e que nós estamos sempre em processo de evolução, mas como podemos perceber isso em nossa vida?
Primeiro, vamos citar cinco pontos que devem ficar claro sobre a teoria da seleção natural ou evolução:
1º: Todos os organismos descendem da ameba original.
2º: As espécies estão em lento e continuo processo de mutação.
3º: As espécies tendem a se diferenciar, criando variações ou até novas espécies.
4º: Os seres vivos passam as mutações aos descendentes.

Leia a reportagem da Folha Online:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u530861.shtml

Fóssil na China prova que pássaros evoluíram de dinossauros

Para complementar sua leitura, baixe o livro Origem das espécies de Charles Darwin. Pdf 2.4 MB.

Evolução, ciência e sociedade, Futuyama- pdf

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: