Nasa critica Sony por site de filme sobre fim do mundo em 2012

Um cientista da Nasa (agência espacial norte-americana) condenou produtores de filmes da Sony, depois de uma campanha de marketing viral cujo teor sugeria que o mundo acabaria em 2012.

De acordo com o jornal britânico “The Daily Telegraph”, a Sony colocou no ar um site de uma organização chamada Instituto da Continuidade Humana, que “prevê” um cataclismo atingindo a Terra, daqui a três anos.

“Depois de duas décadas de pesquisa rigorosa dos melhores astrônonomos, matemáticos, geólogos, físicos engenheiros e futuristas, nós sabemos que, em 2012, uma série de forças cataclísmicas vão ocorrer no nosso planeta”, diz o site.

A página da Sony também dá detalhes sobre como as eleições para um líder mundial para pós-2012 aconteceriam, a partir do oferecimento de kits de sobrevivência e registrando pessoas em uma loteria para serem salvas.

O site promocional do filme “2012”, cujo enredo se baseia nas previsões feitas pelo calendário da civilização Maia, é estrelado por John Cusack e dirigido por Roland Emmerich (que está por trás de sucessos de bilheteria como “Independence Day” e “O Dia Depois de Amanhã”). O filme também vai incluir cenas de um tsunami, um acidente de avião na Casa Branca e a cidade de Los Angeles sendo engolida pelo mar.

Ainda de acordo com o site, cientistas encontraram o desconhecido Planeta X, que fica à margem do Sistema Solar, e que está em rota de colisão com a Terra.

Mas o site fez sucesso após centenas de pessoas ficarem convencidas de que algo terrível vai acontecer com o planeta.

David Morrison, cientista sênior do Instituto de Astrobiologia da Nasa, disse que ele recebeu mais de 1.000 questionamentos de pessoas preocupadas com as informações divulgadas pelo site.

Nos remetentes das mensagens, de acordo com ele, estão inclusos adolescentes que relataram vontade de cometer suicídio antes que o mundo acabe. Morrison disse que o site é “eticamente incorreto”. Mas Vikki Luya, diretora publicitária da Sony, rebateu o cientista. “É muito claro que este site está conectado com um filme ficcional. Isso pode ser compreendido pela logomarca do site”, afirma ela.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: