Estrelas do mar podem ajudar a eliminar CO2

Segundo um novo estudo de pesquisadores britânicos, estrelas do mar e outras espécies de equinodermos como ouriços do mar podem ajudar a eliminar CO2. Os moradores do fundo do mar podem armazenar cerca de 2% das emissões anuais de CO2.

Os pesquisadores já sabiam que equinodermos armazenam grandes quantidades de carbonato de cálcio, alguns possuem corpos compostos por 80% deste material. Estes pequenos animais podem capturar cerca de 0,1 gigatoneladas de carbono por ano, dos 5,5 gigatoneladas que os humanos jogam no ar todos os anos.

A equipe chegou a esse resultado depois de coletar amostras de carbono de equinodermos de diferentes locais do planeta. Eles combinaram as medições com dados populacionais e dados de mortalidade, para descobrir o quanto eles podem armazenar e o tempo que demora para o carbono ser “enterrado” depois da morte de um desses animais.

Os cientistas acham que esse número pode ser ainda maior, já que eles precisam formar estimativas para áreas como o Pacífico Equatorial, que não foi bem estudado, e pode ter uma grande população de equinodermos. Ele também estão preocupados, pois o aumento da acidificação dos oceanos pode afetar gravemente este ciclo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: